Russomanno sobe no ranking devido ao programa de governo, mas apresenta dados inconsistentes durante o debate da Band
O candidato Celso Russomanno, nesta semana, apresenta melhora em sua pontuação devido à publicização do seu programa de governo entregue ao TSE. No entanto os seus posicionamentos públicos ainda evidenciam incoerências e o candidato tem feito uso da distorção de dados e estatísticas visando a insistir em seus pontos de vista (muitas vezes conflitantes com a agenda da mobilidade ativa para São Paulo).
No debate da Band, que aconteceu no dia 23 de Agosto, o candidato Russomanno fez apenas duas menções a questões relativas à mobilidade ativa. Uma sobre a redução de dos limites de velocidades, dizendo que estas medidas “não têm impacto nas mortes do trânsito”. Avaliamos negativamente esta declaração, obviamente, porque invalida debates científicos e técnicos sérios sobre o tema. E a outra, que avaliamos ter sido uma proposta positiva, foi a necessidade de “a Prefeitura fiscalizar as calçadas e ruas, que são destruídas pelas instalações das concessionárias de luz e de telefone”.
Já o programa de governo do candidato, entregue ao TSE, reconhece o Plano de Mobilidade como um instrumento fundamental para a cidade – indicando que faria melhorias e reveria alguns projetos contemplados no PlanMob, inclusive. Sobre a mobilidade por bicicletas, os compromissos do programa de governo são evasivos e genéricos, sem se comprometer claramente ou indicar metas. O mesmo vale para a mobilidade a pé e para a intermodalidade, apesar de algumas propostas de melhoria na qualidade do transporte público.
Veja o que disse o candidato – no debate da Band e em seu programa de governo – e qual a pontuação referente a cada compromisso/meta/ideia apresentada:
Debate da Band
- Reafirmou que “redução de velocidades não têm impacto nas mortes do trânsito”. Usou comparativo entre julho e novembro de 2015: 0 pontos (repetido da sabatina do UOL).
- “Prefeitura precisa fiscalizar as calçadas e ruas, que são destruídas pelas instalações das concessionárias de luz, de telefone”: 227 pontos (40% do compromisso 4.1.4)
Programa de Governo
- Promover uma mobilidade mais segura (…) visando o melhoramento da qualidade de vida através da promoção da descentralização econômica da cidade: 55 pontos (10% do compromisso 5.1.11 e complementar ao compromisso assumido na Sabatina do UOL)
- Priorizar transportes coletivos e não motorizados, como diz o PlanMob. 0 pontos (repetido da sabatina do UOL)
- Rever e melhorar planos e projetos previstos no PlanMob e implementar melhorias estratégicas no plano. 200 pontos negativos
- Fortalecimento institucional da CET para que possa cumprir de forma eficaz suas atribuições institucionais de planejar e operar o sistema viário do município com segurança e fluidez no trânsito: 0 pontos (repetido da sabatina do UOL)
- Ampliar e transformar a rede de ciclovias e ciclofaixas: 0 pontos (repetido da sabatina do UOL)
- (Ampliar e transformar a rede de ciclovias e ciclofaixas) num modal de transporte articulado ao sistema de transporte coletivo: 292 pontos (50% do compromisso 3.1.1)
- (Ampliar e transformar a rede de ciclovias e ciclofaixas) com bicicletários nas estações de Metrô, CPTM, EMTU, terminais de ônibus e demais pontos estratégicos da cidade: 0 pontos (repetido da sabatina do UOL)
- (Ampliar e transformar a rede de ciclovias e ciclofaixas) com extensas campanhas de promoção do uso da bicicleta: 536 pontos (70% do compromisso 1.4.1)
- Revisar a política de velocidades máximas nas marginais e de implantação de radares e lombadas eletrônicas de acordo com estudos técnicos executados pela CET que visem efetivamente a redução de acidentes e melhorem os índices de congestionamento: 2000 pontos negativos (Candidatos perdem 2000 pontos quando defendem a volta dos limites de velocidades, indústria da multa ou dizem que vão rever ciclovias/ciclofaixas)
- Ampliar as faixas exclusivas de ônibus à direita da via e do transporte público em geral: 0 pontos (repetido da sabatina do UOL)
- Expandir e melhorar os passeios e calçadas da cidade: 464 pontos (50% do compromisso 2.1.8)
- Expandir os terminais urbanos de integração e qualificar os existentes com o objetivo de melhorar a transferência do sistema e os pontos de conexão entre linhas e oferecer aos usuários do transporte público maior flexibilidade de destinos. 511 pontos (60% do compromisso 2.3.4)
- Fortalecer a articulação institucional com os municípios da Grande SP com o objetivo de melhorar a integração e complementação das políticas de mobilidade na região. 240 pontos (compromisso inédito)
Total: 2325 pontos positivos e 2200 pontos negativos. Balanço levemente positivo. Normalizando a pontuação com os demais candidatos, Celso Russomanno fica com 38 pontos.
Fontes: Debate da Band e Programa de Governo do candidato