Programa de Governo de Dória esquece dos modos ativos

A equipe da candidato João Dória Júnior apresentou um programa de governo extremamente conciso e simples, com apenas 5 propostas sobre Mobilidade Urbana o programa espalhou os temas de mobilidade ativa em outros capítulos sem propostas amplas e estruturadas para a melhoria de toda a rede de mobilidade.

Em mobilidade urbana o programa foca apenas em reorganizar algumas linhas de ônibus e melhorar os corredores. Nenhuma menção a ampliação da infraestrutura ou prioridades da agenda são citadas.

A Ciclomobilidade aparece no capítulo de meio ambiente, apenas como ponto a ser valorizado sem qualquer meta ou descrição e a Mobilidade a Pé só é lembrada na melhoria de calçadas especificamente em rotas de turismo de compras e em um programa de valorização do Centro. Sem nenhuma visão estruturada de cidade essa proposta só iria direcionar investimentos para onde eles já estão concentrados.

A falta de visão estrutural de Mobilidade também onde ele atacou pontualmente a faixa exclusiva de ônibus da Avenida Giovanni Groncchi. Ainda, no debate, o candidato insuflou o discurso de indústria da multa, criticando a fiscalização dos motoristas infratores de trânsito.

Detalhamento da pontuação

 

Debate Band, 22/08/16

 

“A GCM está multando a população na indústria da multa que você criou”: colocação repetida, já havia perdido pontos por causa disso.

“Não vamos retirar, apenas disse que vamos reestudar algumas”: também repetido, já havia perdido pontos por ameaçar remover faixas exclusivas de ônibus

Propostas de governo registradas no TSE

Implementar uma rede de Controle e Operação, implementando um Centro de Controle e Operação da Mobilidade integrando CET e SPTRANS com outros centros de Controle: 151 pontos (20% do compromisso 3.1.3)

Requalificar as ruas especializadas em comércio, com padrões urbanísticos adequados (aterramento de fios, reforma visual das fachadas, iluminação, melhoria das calçadas), para incrementar o turismo de compras, inclusive RMSP: 190 pontos (30% do compromisso 2.1.2)

Incentivar o uso da bicicleta como meio de deslocamento e lazer, o que inclui investimentos em campanhas educativas e no melhor planejamento e gestão das ciclovias e
ciclofaixas: 383 pontos (50% do compromisso 1.4.1) + 334 pontos (40% do
compromisso 1.1.7)

Ampliar o número de linhas para o serviço noturno nos finais de semana: 102 pontos (proposta nova, não constava em nossos compromissos)

Criar e implantar as Linhas Interbairros: 270 pontos (proposta nova, não constava em nossos compromissos)

Iluminar calçadas e caminhos: 361 pontos (50% do compromisso 2.4.4)

incentivar que frota de ônibus com veículo a gás ou elétrico, sem emissão de CO2.: 70 pontos (proposta nova, não constava em nossos compromissos)

Total: 1.860 pontos positivos. Normalizando a pontuação com os demais candidatos, João Doria fica com 33 pontos.