Quem somos

Ciclocidade

A Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo foi fundada em 2009 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável, baseada na igualdade de acesso a direitos, promovendo a mobilidade e o uso da bicicleta como instrumento de transformação. Trabalhamos pela construção de políticas públicas e iniciativas que atendam à mobilidade por bicicletas e queremos que todos que circulam nas ruas tenham o direito à vida, segurança e conforto em seus deslocamentos.

contato@ciclocidade.org.br / www.ciclocidade.org.br

 

Cidadeapé

A Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo foi criada em março de 2015 por um grupo de pessoas que se juntaram para ter uma representatividade formal perante o poder público a fim de defender as condições dos espaços da cidade para quem se desloca a pé: os pedestres. Somos uma organização de voluntários trabalhando por uma cidade acessível, amigável e, sobretudo, caminhável.
contato@cidadeape.org / www.cidadeape.org

 

Atividades

Nascemos como Grupo de Trabalho Eleições da Ciclocidade e Cidadeapé, que desde abril de 2016 vem fazendo reuniões abertas para pensar a estratégia de incidência da sociedade civil no pleito municipal. Entendendo o papel estratégico da pauta da mobilidade ativa nas eleições, decidimos criar uma ferramenta própria que nos permitisse cobrar compromissos mais ambiciosos e profundos dos candidatos.

Uma vez que São Paulo tem avançado em algumas políticas públicas para o tema, é importante lutar não apenas para evitar retrocessos, mas também para conquistar cada vez mais comprometimento do Poder Público com a transformação da capital paulista em uma cidade mais humana, justa e acessível.

A partir do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, o Plano Diretor Estratégico aprovado para a cidade e outros marcos legais estabelecidos, construímos uma agenda comum de diretrizes, ações e metas para melhorar a vida de quem anda e pedala pela cidade. Entre junho e agosto, procuramos todos os principais candidatos para apresentar os compromissos as demandas mais importantes da sociedade civil relacionados ao tema, fruto de uma pesquisa online inédita que obteve 725 respostas ao longo do mês de julho.

Agora, queremos ver os resultados. Estamos analisando todos os programas de governo dos principais candidatos, além de todas as entrevistas dadas aos grandes veículos de imprensa. Acompanhamos todos os debates públicos e nos manifestaremos em tempo real sobre quem está falando bobagem ou tentando manipular a opinião pública no sentido contrário ao de uma cidade mais ciclável, mais humana, segura, inclusiva e justa. Não toleraremos nenhum passo atrás em conquistas que são da sociedade civil.

 

Parceiros

 

Logos

 

Parceiro de mídia

forum